quarta-feira, 16 de junho de 2010

Onda de vampiros '~'


Vai dizer que vc não ficava com medo do Drácula quando era criança? É, mas parece que o medo de vampiro desapareceu. Virou adoração. E o motivo? A epidemia do vampirismo da série Crepúsculo da escritora americana Stephenie Meyer. A febre se espalhou mais rápido que a gripe suína. Uma galera foi pro cinema ver Crepúsculo e depois Lua Nova. Ok, vc está pensando que isso é coisa de menina. Elas gostam pq é romance. É mas, não é por isso. Todo mundo curte, pq os vampiros são sedutores, bonitos, charmosos. E perigosos. E tem tb as vampiras, né? É mas tirando os atores e atrizes bem gatinhos e gatinhas que o cinema faz, essa história de adoração de sangue tem é muita lenda... 

Olha só, teve um cientista em 1616, o italiano Ludovico Fatinelli que defendeu que o vampirismo era causado por um vírus que atacava as moscas depois morcegos. E os morcegos transmitiam o vírus pras pessoas que eles atacavam. Só que a igreja não gostou nada da obra, e Fatinelli acabou na fogueira. A igreja não precisava ter sido tão severa com o erro do cientista, mas ele não estava certo. 

O mais perto dos vampiros que chegamos na vida real, são os morcegos. E das mais de 1.100 espécies de morcegos conhecidas, apenas 3 se alimentam de sangue: o morcego-vampiro-comum , o morcego-vampiro-de-asas-brancas e o morcego-vampiro-de-pernas-peludas. As 3 espécies vivem somente no continente americano, do sul do Texas à Argentina. E os vampiros não atacam seres humanos. O morcego-vampiro-comum prefere animais maiores, como bois, vacas e cavalos. As outras 2 espécies avançam sobre galinhas, aves e bichos silvestres de menor porte. Como esses morcegos só ingerem sangue, não resistem mais de três dias sem o líquido. A refeição dura até 30 minutos. Nesse período, o bicho bebe 20 gramas de sangue, o equivalente a duas colheres de sopa. Essa quantidade não é suficiente pra matar a presa, mas corresponde, a 60% do peso do morcego. É como se um homem adulto, de 70 quilos, mandasse ver 42 quilos de comida por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;